O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (30/09), em suas redes sociais, que moradores envolvidos em atos de vandalismo durante a manifestação ocorrida no Contorno Leste serão excluídos do processo de reassentamento planejado para a região. O protesto, que começou de forma pacífica na noite de segunda-feira (29), terminou com incêndio de pneus e bloqueio da via, o que exigiu a intervenção da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Em meio às tensões causadas pela manifestação no Contorno Leste, Brunini adotou um tom firme ao comentar os atos de vandalismo registrados durante o protesto na região. Ele afirmou que qualquer pessoa identificada praticando ações violentas ficará fora do processo de reassentamento que a Prefeitura pretende implementar no local.
"Se você ficar fazendo vandalismo, que é queimar pneu, destruir patrimônio, destruir via pública, interromper a circulação de veículos, se você fizer esse tipo de vandalismo, você não estará na lista das pessoas que serão beneficiadas com lotes urbanizados do Programa da Prefeitura", declarou Brunini.
O prefeito também explicou como será o procedimento para as famílias que desejarem participar do programa de lotes urbanizados. Segundo ele, é fundamental que o processo de saída seja feito de forma voluntária e organizada, por meio da assinatura de um termo de compromisso junto à Secretaria de Habitação.
“As pessoas que optarem por participar dos lotes urbanizados e fazer a relocação, é importante que venham até a Secretaria de Habitação para assinar um termo de compromisso, garantindo que a saída seja voluntária. Assim, elas se enquadrarão no Programa do Aluguel Social e, a partir dele, aguardarão o momento de entrar no novo lote dentro de uma locação alugada”, explicou.
Apesar do confronto, o prefeito garantiu que segue aberto ao diálogo com os moradores, desde que a conversa ocorra em um ambiente de respeito e cooperação.