Nesta quarta-feira (17), o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, vai buscar uma solução definitiva para as ocupações no Contorno Leste. A área é alvo de disputa judicial e de mandado de reintegração de posse, que determina a saída voluntária dos moradores até 27 de outubro.
Durante agenda pública, Pivetta defendeu a realização de um mutirão habitacional como alternativa para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, o modelo já foi utilizado quando esteve à frente da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
“Nós vamos criar uma solução para isso. O prefeito Abilio já arrumou uma área para assentar 700 desses ocupantes dessa área. Nós temos áreas públicas, vamos fazer um inventário de áreas públicas. Eu tenho certeza que esse problema, um problema isolado, vai ser possível sanar junto com a prefeitura, com a boa vontade do prefeito, e do Mauro, do governo do Estado", declarou.
A tensão aumentou no início da semana, quando moradores realizaram protesto em frente à Prefeitura para cobrar alternativas, como a doação de lotes no bairro Osmar Cabral. O prefeito Abilio já havia anunciado a possibilidade de destinar uma área para cerca de 700 famílias, mas a proposta ainda depende de autorização judicial.
Ao defender alternativas para a construção de moradias, Pivetta destacou a sintonia com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e disse confiar na experiência adquirida ao longo da vida pública. “Tem diversas maneiras de fazer isso, de resolver esse problema, e nós podemos usar uma delas. Eu e o Mauro trabalhamos muito sintonizados e até hoje ele nunca me desautorizou em nada que eu propus. Eu uso a coerência, uso a experiência que eu tenho e o interesse público acima de tudo”, afirmou.
O caso é acompanhado pelo Ministério Público e pelo Judiciário, que apontam divergências nos cadastros: enquanto movimentos sociais falam em até 2 mil famílias, apenas 172 foram oficialmente registradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.