PÂNICO SOB CHUVA

Tempestade e raio ferem manifestantes durante ato político em Brasília

· 2 min de leitura
Tempestade e raio ferem manifestantes durante ato político em Brasília

Na manhã deste domingo (25), um raio atingiu a Praça do Cruzeiro, na área central de Brasília, durante uma manifestação política que reunia apoiadores do deputado federal Nikolas Ferreira, provocando pânico, correria e mobilizando uma ampla operação de resgate das forças de segurança e saúde do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, ao menos oito pessoas precisaram de atendimento médico imediato após serem atingidas direta ou indiretamente pela descarga elétrica. Já a Secretaria de Segurança Pública informou que cerca de 30 manifestantes foram encaminhados a unidades hospitalares, principalmente ao Hospital de Base do Distrito Federal, para avaliação clínica. Até o momento, há informações de 13 vítimas em estado grave.

Do carro de som, organizadores orientaram insistentemente que o público se afastasse das grades metálicas e alertaram sobre pessoas feridas por choques elétricos. Por recomendação do Corpo de Bombeiros, o guindaste que sustentava uma grande bandeira do Brasil foi imediatamente baixado, diante do risco de novas descargas. Equipamentos, cabos e estruturas metálicas também foram desligados e retirados por segurança.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), uma das organizadoras do evento, informou que parte dos manifestantes estava apoiada em um gradil no momento da descarga. Segundo ela, o ato marcava a etapa final da caminhada que, ao longo da semana, reuniu participantes em um trajeto a pé de Paracatu (MG) até Brasília. O evento foi batizado de “Caminhada pela Paz”, dentro do movimento “Acorda, Brasil”. O deputado Nikolas Ferreira não estava presente no local no momento do incidente.

O impacto do raio ocorreu em meio à rápida mudança das condições climáticas. Testemunhas relataram gritos, tumulto e tentativas desesperadas de socorro logo após o estrondo, enquanto equipes de emergência eram acionadas para atender as vítimas.

 Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou ter registrado 72 atendimentos relacionados ao evento. Além das vítimas diretamente atingidas pela descarga elétrica, houve ocorrências envolvendo torções, quedas, mal-estar súbito e crises de ansiedade, reflexo do susto coletivo provocado pelo episódio.

As autoridades reforçaram o alerta para os riscos de permanência em áreas abertas durante tempestades, especialmente em locais elevados e com grande concentração de pessoas. Técnicos da Defesa Civil destacaram que descargas atmosféricas estão entre os principais perigos em eventos ao ar livre.