ELEIÇÕES 2026

Sete em cada dez eleitores de Mato Grosso ainda não sabem em quem votar

· 1 min de leitura
Sete em cada dez eleitores de Mato Grosso ainda não sabem em quem votar

A nova pesquisa do Instituto IPCM mostra que as eleições de 2026 em Mato Grosso seguem indefinidas. O levantamento, realizado entre 6 e 9 de novembro com 1.200 entrevistados, aponta que quase 69% dos eleitores ainda não decidiram o voto para governador — somando indecisos, brancos, nulos e os que não responderam. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Na disputa pelo Governo, o atual governador Mauro Mendes — que não pode concorrer novamente — lidera a pesquisa espontânea com 7,88% das intenções de voto, seguido de Wellington Fagundes (6,5%), Jayme Campos e Otaviano Pivetta, ambos com 4,8%. No cenário estimulado, Fagundes aparece na frente com 27,9%, seguido por Jayme Campos (21,8%) e Pivetta (16,1%), mas ainda há 19% de eleitores sem escolha definida.

A corrida pelo Senado mostra um quadro ainda mais incerto. Na pesquisa espontânea, 68% dos eleitores disseram não saber em quem votar, chegando a 71% quando somados brancos e nulos. Mauro Mendes lidera com 12,3%, seguido de José Medeiros (4,1%), Janaina Riva (3,9%) e Carlos Fávaro (3,1%). No cenário estimulado, Mendes aparece novamente à frente com 33%, à frente de Janaina (15%) e Medeiros (8%).

Com altos índices de indecisão e nenhum nome consolidado, o estudo aponta um cenário político aberto e imprevisível em Mato Grosso. A definição dos candidatos e alianças deverá ser decisiva para moldar a disputa eleitoral de 2026.