RIO DE JANEIRO

Servidoras do Cefet são baleadas por ex-colega de trabalho dentro de unidade

· 1 min de leitura
Servidoras do Cefet são baleadas por ex-colega de trabalho dentro de unidade
Reprodução: Montagem

Na tarde da última sexta-feira (28), duas servidoras do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) foram mortas com tiros na cabeça dentro da unidade do Maracanã, no Rio de Janeiro. O autor do crime, identificado como João Antônio Miranda Tello Ramos Gonçalves, de 47 anos, ex-colega de trabalho, cometeu suicídio em seguida. A tragédia levou à suspensão das atividades e ao decreto de luto oficial.

Uma das vítimas é Allane de Souza Pedrotti Matos, doutora em Letras pela PUC-Rio e formada em Pedagogia pela UFRJ, que exercia papel de destaque como coordenadora da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Ensino do Cefet e atuava nos oito campi da instituição; fora do ambiente acadêmico, destacava-se como cantora, compositora e pandeirista.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Já Layse Costa Pinheiro, formada em Psicologia pela UERJ e pós-graduada em Gestão de Pessoas, trabalhava no campus desde 2017. Com histórico de atividades voltadas a adolescentes e adultos, ela ministrava palestras e consultorias, sendo reconhecida pelo engajamento social e defesa de minorias.

De acordo com a investigação preliminar, o autor do crime estava afastado das atividades há cerca de 60 dias por problemas psiquiátricos. Relatos apontam que ele teria buscado reintegração ao setor em que Allane trabalhava e, nessa sexta, entrou armado no campus, dirigiu-se à sala da direção, efetuou os disparos e depois cometeu suicídio.

As vítimas foram levadas ao hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos. O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

Em nota, o Cefet-RJ informou a suspensão de todas as atividades acadêmicas da unidade Maracanã até 5 de dezembro. As atividades administrativas ocorrerão de forma remota. A instituição decretou luto oficial, manifestando profundo pesar e solidariedade às famílias, amigos e à comunidade acadêmica.

A instituição declarou que está colaborando com as autoridades e prestando apoio às famílias.