O secretário de Educação, Alan Porto, criticou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), após vídeo em que ele afirmou que estudantes que fizeram o "L", gesto em apoio a Lula (PT), não saberiam multiplicar 4x4 e teriam dificuldade na faculdade.
Porto classificou a atitude de Abilio como "lamentável" e afirmou que a tentativa de fomentar divisões nas escolas é “sem sentido”.
“Fomentar divisão dentro das escolas não faz sentido nenhum. Foi uma fala lamentável, na minha opinião, do prefeito”, afirmou o secretário.
"Expor crianças e adolescentes desta forma não é saudável, então foi uma fala infeliz do prefeito. Fomentando que a menina que respondeu que 4x4 e fez o "L" e a outra que respondeu que 4x4 é 16 não fez o "L", completou.
Questionado sobre uma possível manifestação oficial da Secretaria de Educação, Porto afirmou que buscará orientação da Secretaria de Comunicação, reiterando a crítica ao prefeito:
“Expôr crianças e adolescentes dessa forma não é saudável. Foi uma fala infeliz do prefeito”, completou.
"Educação nível "Todes"
O episódio começou com uma “trolagem” de estudantes, conforme noticiou o Olhar Direto. Durante a entrega da reforma da Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro, um grupo de alunas pediu para tirar uma foto com o prefeito e, no momento do registro, fez o “L” em vídeo.
Pouco depois, o prefeito compartilhou o vídeo em suas redes sociais com a legenda: “Sabe fazer o L, mas não sabe quanto é 4x4…. Aí é difícil ein.
"Tem que melhorar a educação. Enquanto o pessoal ficar sabendo fazer o 'L' e não souber quanto é 4x4, não chega na faculdade; e, quando chega, não passa de lá", declarou o prefeito.