Nos bastidores da política mato-grossense, cresce a articulação em torno do nome do Sargento da Polícia Militar, Laudicério Machado — o Sargento Laudicerio — como possível pré-candidato ao Governo do Estado pela chamada “3ª via”, como alternativa de renovação.
Com forte atuação na área da segurança pública e sólida formação acadêmica, Sargento Laudicerio é visto como um bom nome para o pleito de chefe do executivo estadual, surgindo como um legítimo representante de categorias que anseiam em soluções alternativas, a exemplo de servidores públicos, onde Laudicerio pode representar mudança e renovação diante de um cenário dominado por políticos de carreira.
Entre os possíveis concorrentes, estão Wellington Fagundes e Otaviano Pivetta, ambos com longa trajetória na política mato-grossense e que, segundo alguns analistas e lideranças locais, não demonstram intenção de abrir espaço para lideranças emergentes, mantendo-se como nomes tradicionais no poder.
Sua larga formação acadêmica como Doutor em Administração pela UNIMEP, professor universitário, autor de livros, e atualmente presidente reeleito da Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar de MT (ACS-MT), Laudicerio também atua nacionalmente como presidente do Conselho Fiscal da Federação Nacional de Praças (ANASPRA).
Para apoiadores e articuladores, o surgimento do nome, reflete o desejo de parte da sociedade mato-grossense por uma gestão mais técnica, transparente e próxima do povo, rompendo com o ciclo de revezamento entre os mesmos grupos políticos.