O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) tem ampliado sua influência política e se consolidado como nome de confiança de parte dos prefeitos do PL nas principais cidades de Mato Grosso.
Entre os aliados mais próximos estão Flávia Moretti, de Várzea Grande, Abilio Brunini, que comanda Cuiabá e Cláudio Ferreira, prefeito de Rondonópolis.
É notável que a aproximação entre Pivetta e Abilio tem se tornado cada vez mais evidente em agendas públicas e eventos oficiais, reforçando a afinidade política entre os dois.
Nos bastidores, cresce o comentário de que o grupo político ligado ao PL trabalha para fortalecer uma possível composição com Pivetta nas eleições de 2026. Uma das articulações especuladas seria a indicação da vereadora cuiabana e primeira-dama, Samantha Iris (PL), esposa de Abilio, como eventual candidata a vice-governadora em uma chapa encabeçada por Pivetta.
Apesar das movimentações, o vice-governador nega qualquer articulação eleitoral antecipada. Segundo ele, o relacionamento com os prefeitos tem caráter exclusivamente institucional.
“O que há desde os novos eleitos é um trabalho com lealdade aos interesses do povo mato-grossense. Os prefeitos foram eleitos e são autoridades escolhidas pelo povo, e nós também. Cabe a nós trabalhar alinhados com os gestores municipais para que os recursos públicos rendam o máximo possível”, afirmou Pivetta.
A proximidade entre o vice-governador e lideranças municipais do PL, no entanto, é interpretada nos bastidores da política como um indício de reconfiguração das alianças para o próximo pleito estadual.