ELEIÇÕES 2026

PT de MT descarta candidatura própria para Senado e acena apoio a Fávaro

· 1 min de leitura
PT de MT descarta candidatura própria para Senado e acena apoio a Fávaro
Reprodução

O deputado estadual Valdir Barranco revelou que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso não pretende lançar candidatura própria ao Senado nas eleições de 2026. A estratégia do partido é direcionar todo o apoio à pré-candidatura do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que busca a reeleição.

Em março deste ano, Barranco também anunciou sua saída da presidência do PT estadual, cargo que ocupou por oito anos. Embora tivesse a possibilidade de disputar a reeleição no processo interno marcado para julho, optou por não participar da disputa por decisão pessoal.

Barranco ressaltou que o cenário político local, marcado por um eleitorado majoritariamente de centro e centro-direita, exige cautela para evitar a dispersão de votos que poderia prejudicar a oposição ao governo estadual.

"Nós já temos isso como decisão, que o Fávaro é o nosso candidato. E a gente tem que centrar fogo nisso. Toda a estratégia nossa tem que ser para garantir a eleição de um, pois se a gente não pensar assim, acaba dividindo e prejudicando. Por isso, que eu tenho dito que provavelmente a candidatura ao Senado será o Fávaro", afirmou o parlamentar.

O ministro, que também chegou a ser cogitado como possível concorrente ao governo do estado, reforça seu foco na manutenção da cadeira no Senado, tarefa que conta com o respaldo do PT.

Segundo Barranco, a parceria é fundamental para fortalecer o agronegócio e pacificar os interesses do setor na região.