A Polícia Militar de Mato Grosso deflagra na manhã desta segunda-feira (2) a Operação Escola Segura 2026, um reforço de segurança voltado para o retorno às aulas e a proteção de instituições educacionais em todo o estado. A solenidade de lançamento foi realizada às 8 h, na Praça Santos Dumont, na capital, marcando o início da mobilização que abrangerá escolas públicas e privadas, creches e universidades nos 142 municípios mato-grossenses.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
Com a volta às atividades escolares de mais de 311 mil estudantes da rede estadual, prevista para hoje, a operação tem como objetivo principal prevenir atos de violência e garantir a integridade física de alunos, professores e demais profissionais da educação, por meio de policiamento ostensivo, patrulhamento e ações de proximidade com comunidades escolares.
Segundo a PM, a estratégia inclui reforço de efetivo nos horários de entrada e saída das aulas, ações educativas, orientação e contato direto com gestores escolares, visando reduzir riscos e ampliar a sensação de segurança no entorno dos ambientes de ensino. A Operação Escola Segura 2026 está alinhada às políticas públicas de segurança preventiva do estado.
A ação é parte de um conjunto mais amplo de iniciativas da Polícia Militar de Mato Grosso para ampliar a sensação de segurança da população e fortalecer a presença das forças de segurança em ambientes sensíveis como escolas e áreas urbanas.