Na ofensiva contra crimes virtuais, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação “Dilema das Redes”, cumprindo mandados de busca e apreensão em Rio Branco, Curvelândia e Cáceres para identificar os responsáveis por páginas na internet acusadas de atacar a honra de diversas vítimas no Estado.
Os mandados foram expedidos pela Vara Única de Rio Branco e resultaram na apreensão de celulares, computadores e tablets supostamente utilizados por administradores de páginas virtuais investigadas por crimes de injúria, difamação e stalking. As vítimas residem, principalmente, nos municípios de Salto do Céu, Lambari D’Oeste e Rio Branco.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
De acordo com as investigações, as páginas eram mantidas em redes sociais e tinham como finalidade específica a exposição reiterada de pessoas, com publicações ofensivas e conteúdo difamatório. Segundo a Polícia Civil, as ações causaram danos morais e psicológicos às vítimas, que eram alvo frequente dos ataques virtuais.
O delegado Diego Toledo, responsável pela investigação, alertou que o ambiente digital não garante impunidade. “Existe uma falsa sensação de anonimato na internet. A Polícia Civil dispõe de meios técnicos e investigativos para identificar e responsabilizar autores de crimes virtuais”, afirmou.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Rio Branco, com apoio da Delegacia de Mirassol D’Oeste. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia técnica, que deverá subsidiar o avanço das investigações e a responsabilização criminal dos envolvidos.