"CONTRACHEQUE FANTASMA"

PF mira fraude e aponta "funcionários fantasmas" em repasses do Fundeb em Jauru

· 1 min de leitura
PF mira fraude e aponta "funcionários fantasmas" em repasses do Fundeb em Jauru

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10) a Operação Contracheque Fantasma, que investiga possíveis fraudes nos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Jauru, município do interior de Mato Grosso.

De acordo com a apuração, há divergências de aproximadamente R$ 1,1 milhão entre os valores informados ao governo federal e os pagamentos efetivamente realizados a profissionais da educação entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

Entre os indícios levantados estão a existência de “funcionários fantasmas”, pessoas que constam na prestação de contas, mas não aparecem nos registros oficiais.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e bens dos investigados foram bloqueados. Irregularidades na gestão de contas bancárias vinculadas aos recursos também foram detectadas, dificultando o rastreamento do dinheiro público.

A investigação teve início após denúncia de uma vereadora local, que identificou inconsistências nos repasses. Os suspeitos poderão responder por falsificação de dados em sistemas públicos, e a Polícia Federal segue com as apurações para responsabilizar todos os envolvidos.