A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a segunda fase da Operação Mykyara, nas cidades de Brasnorte e Juína, em Mato Grosso, com foco no combate ao desmatamento dentro do Território Indígena Myky. A ação dá continuidade à operação realizada em agosto e tem como objetivo desarticular grupos envolvidos na extração ilegal de madeira na região.
Cerca de 55 policiais federais participaram do cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo das Garantias da Subseção Judiciária de Juína.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
De acordo com as investigações, imagens de satélite revelaram que apenas em 2024 o desmatamento por corte seletivo atingiu 1.142,88 hectares no território indígena. Além dos danos ambientais, o inquérito apura ameaças de madeireiros contra mulheres indígenas que se manifestaram contra a atividade criminosa.
Primeira Fase
Na primeira fase da operação, a Polícia Federal já havia identificado os responsáveis pela extração ilegal e pela receptação da madeira. Também foram constatados crimes contra a fauna silvestre, incluindo caça de onça-pintada, anta e queixada.
Com a Operação Mykyara II, a PF reforça o compromisso com a proteção ambiental, a defesa dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes contra a fauna e a flora em todo o território nacional.