CONFIRA AS ORIENTAÇÕES

Perigo nas residências: intensificação das chuvas ameaça equipamentos e segurança

· 2 min de leitura
Perigo nas residências: intensificação das chuvas ameaça equipamentos e segurança
Divulgação: Assessoria de imprensa

Com a intensificação das chuvas em diversas regiões do Estado, o Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) reforça o alerta à população para os riscos que o período chuvoso pode trazer aos eletrodomésticos e à segurança das residências. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro é de chuvas acima da média em grande parte do estado.

Oscilações na rede elétrica, raios e a umidade excessiva estão entre os principais fatores que podem causar prejuízos aos consumidores. Os raios podem interferir no funcionamento dos equipamentos, provocar danos, além de representar risco de choques elétricos e curtos-circuitos. As oscilações na rede podem provocar ainda a queima de equipamentos domésticos como geladeira, ar-condicionado, televisão, roteadores e modems, computadores.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Em casos de registro de ocorrências como esta, o consumidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Energisa MT, que oferece atendimento telefônico gratuito, por meio do número 0800 64 64 196.

Adotar medidas preventivas é fundamental para preservar os equipamentos e evitar acidentes domésticos, conforme pontuou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

“O período de chuvas exige mais atenção do consumidor. Pequenas atitudes, como desligar os aparelhos da tomada durante tempestades e utilizar dispositivos de proteção, ajudam a evitar danos materiais e garantem mais segurança às famílias”, destaca o vice-presidente.

Confira as principais orientações:

  • Desligar os eletrodomésticos da tomada durante tempestades com raios, reduzindo o risco de queima por surtos elétricos;
  • Utilizar filtros de linha e dispositivos de proteção contra surtos (DPS), que ajudam a minimizar os impactos das variações de tensão;
  • Manter os aparelhos longe de áreas com infiltração, goteiras ou umidade excessiva, como janelas e portas;
  • Evitar manusear equipamentos elétricos com mãos ou pés molhados, prevenindo choques elétricos;
  • Em casos de alagamento, desligar imediatamente o disjuntor geral da residência antes de qualquer ação;
  • Após quedas de energia, aguardar alguns minutos antes de religar os aparelhos, evitando sobrecargas.

    Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.