ÍNDICE RECORDE

Percent Brasil: Mato-grossenses rejeitam o TJMT; escândalos recentes reforçam crise de confiança

· 1 min de leitura
Percent Brasil: Mato-grossenses rejeitam o TJMT; escândalos recentes reforçam crise de confiança

A recente pesquisa do Instituto Percent Brasil divulgada nesta quinta-feira (11) aponta que 76% dos entrevistados em Mato Grosso não confiam no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), enquanto apenas 24% declaram ter confiança na instituição.

Divulgação: Percent Brasil

A desconfiança no TJMT cresce principalmente por causa dos escândalos recentes envolvendo servidores do Judiciário.

Operação Sepulcro Caiado: o escândalo que abalou o Judiciário estadual

Entre os episódios mais recentes que explicam o cenário de descrédito está a Operação "Sepulcro Caiado", deflagrada pela Polícia Civil em 30 de julho de 2025. As investigações apontaram um esquema de fraudes judiciais que provocou um prejuízo estimado em mais de R$ 21 milhões ao TJMT.

Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Foram cumpridas mais de 160 ordens judiciais, incluindo 11 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e medidas como bloqueios judiciais, sequestro de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal.

Entre os investigados estão advogados, servidores do Judiciário e familiares ligadas a eles. De acordo com as investigações, o grupo criminoso usava comprovantes falsos de depósitos judiciais, simulação de quitação de dívidas, emissão fraudulenta de alvarás e manipulação de registros internos do tribunal.

Como reação ao escândalo, o TJMT afastou preventivamente servidores suspeitos, suspendeu acesso aos sistemas judiciais e administrativos, e iniciou procedimentos internos para apurar responsabilidades.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa realizada entre os dias 01 e 06 de setembro ouviu 1200 pessoas realizada por telefone, em 70 cidades. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.