OPERAÇÃO MACULATO

PC realiza operação contra grupo que atuava no tráfico e no comércio ilegal de armas em VG

PAULA VALÉRIA/DA REDAÇÃO
· 1 min de leitura
PC realiza operação contra grupo que atuava no tráfico e no comércio ilegal de armas em VG

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Maculatos, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão domiciliar contra um grupo criminoso envolvido na distribuição de drogas e armamentos em Várzea Grande.

As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da comarca, após investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc). Segundo as apurações, parte das ações do grupo era coordenada por um reeducando, que continuava a comandar a quadrilha de dentro do presídio por meio da esposa e de um comparsa.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Até o momento, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e uma grande quantia em dinheiro foi apreendida. As diligências seguem em andamento.

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2024, após a prisão em flagrante de quatro suspeitos no dia 20 de maio, quando foram apreendidas porções de maconha, duas armas de fogo (uma com numeração raspada), munições e valores em dinheiro. A partir daí, os investigadores mapearam uma extensa rede de comunicação que evidenciou a atuação organizada do grupo no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armamentos.

A Operação Maculatos integra a Operação Inter Partes, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado, dentro do Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso.

O delegado André Rigonato, responsável pelo caso, reforçou a importância da participação da população. “As denúncias anônimas, feitas pelo Disque-Denúncia 197, são fundamentais para o avanço das investigações e para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em nosso estado”, afirmou.