A Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia de Comodoro (MT), deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Iter Fractum, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa atuante no município de Nova Lacerda, em Mato Grosso. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados judiciais, sendo 8 de busca e apreensão domiciliar e 4 de prisão preventiva, contra suspeitos envolvidos em crimes como tráfico de drogas, extorsão, associação para o tráfico e tortura.
As investigações revelaram que o grupo exercia forte influência criminosa sobre a população local. De acordo com o delegado Mateus Almeida Oliveira Reiners, os integrantes praticavam extorsões sistemáticas e ameaçavam moradores, o que levou muitas vítimas a recorrerem a denúncias anônimas por medo de represálias.
“Diversos moradores e comerciantes locais estavam sendo extorquidos e ameaçados. Algumas das vítimas não registraram oficialmente os boletins de ocorrências por medo de possíveis represálias conhecida no jargão criminoso como "salve"”, disse o delegado Mateus Reiners.
“Além das extorsões, foram identificadas a prática de tráfico de drogas na modalidade de delivery. Os integrantes da facção vinham integrando as drogas, se disfarçando de um serviço de delivery de marmitas no local. Além do tráfico de drogas, também foram constatadas a prática de torturas e ameaças aos moradores locais", continuou.
Durante as buscas, foram apreendidos armas de fogo, drogas e celulares usados nas atividades criminosas.
Com a ação, as forças de segurança buscam enfraquecer a estrutura do crime organizado na região e impedir novas atividades ilícitas do grupo.
A operação, coordenada pela Polícia Civil de Comodoro, contou com o apoio das delegacias regionais de Pontes e Lacerda e Cáceres, além da Polícia Militar de Nova Lacerda.