"BOLETO FALSO"

PC desmantela esquema de boletos falsos que atuava em Goiás e lesou vítima em Mato Grosso

· 2 min de leitura
PC desmantela esquema de boletos falsos que atuava em Goiás e lesou vítima em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na última quarta-feira (10), a Operação Boleto Falso, direcionada ao combate de um grupo criminoso responsável por fraudes com boletos bancários. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão no município de Luziânia, em Goiás, onde os investigados atuavam.

De acordo com informações da PC, as apurações começaram depois que uma moradora de Cuiabá procurou a Delegacia Especializada de Estelionato relatando ter sido vítima de um golpe. Ela pagou um boleto de R$ 23.040, acreditando quitar uma dívida legítima, mas descobriu posteriormente que o valor foi desviado para contas controladas pelos golpistas.

Segundo os investigadores, o documento fraudulento continha o nome correto do beneficiário, mas utilizava o CNPJ de terceiros, característica típica do chamado “golpe do boleto falso”. Após o primeiro desvio, a vítima ainda recebeu novos boletos adulterados na tentativa de ampliar o prejuízo.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

O trabalho policial permitiu identificar todos os envolvidos na distribuição e ocultação dos valores. Segundo a análise financeira, o responsável final por receber o dinheiro movimentou mais de R$ 327 mil em apenas dois meses, por meio de mais de 50 transferências, montante incompatível com sua renda declarada. As evidências indicam a prática dos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Com base nessas informações, o delegado Bruno Palmiro solicitou à Justiça os mandados de busca, executados por equipes das Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás, em atuação conjunta entre a Delegacia de Estelionato de Cuiabá e a Delegacia de Luziânia.

Durante as buscas, os suspeitos prestaram depoimento e confirmaram participação no esquema, além de apontar outros integrantes envolvidos na fraude. As investigações continuam na Delegacia Especializada de Estelionato.

O delegado reforça a importância da checagem cuidadosa antes do pagamento de boletos. “A população deve ter bastante atenção no momento do pagamento de boletos, principalmente para aquelas empresas que negociam vultosos valores em diversas transações diárias, devendo checar não apenas o nome do beneficiário, mas também a procedência do CNPJ/CPF informados no boleto”, alertou.