RISCO REDUZIDO

Ozempic reduz em 23% risco de infarto, AVC e morte em pessoas com diabetes tipo 2, aponta estudo

· 2 min de leitura
Ozempic reduz em 23% risco de infarto, AVC e morte em pessoas com diabetes tipo 2, aponta estudo

Um estudo inédito de mundo real mostrou que Ozempic® (semaglutida injetável semanal) está associado a uma redução de 23% no risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e morte, em pessoas com diabetes tipo 2 e doenças do coração, quando comparado à dulaglutida. A pesquisa também apontou que o risco de morte foi 26% menor com Ozempic®.

A análise, conduzida com quase 60 mil pacientes norte-americanos do Medicare com idade igual ou superior a 66 anos, avaliou pessoas com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular aterosclerótica, condição que aumenta o risco de complicações cardíacas graves. Os dados foram apresentados no Congresso Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2025, em Viena.

“À medida que envelhecemos, cresce o risco de infarto, AVC ou morte decorrente a doenças do coração. Ao mesmo tempo, há poucos dados clínicos sobre pessoas com diabetes e doença cardiovascular acima de 66 anos. Esses resultados, mostrando uma redução de 23% no risco de infarto, AVC e morte, preenchem uma lacuna importante e reforçam a robusta evidência clínica da semaglutida”, afirmou Filip Krag Knop, vice-presidente sênior e futuro diretor médico da Novo Nordisk. “É uma ótima notícia para pacientes mais velhos e profissionais de saúde, pois amplia os resultados dos ensaios clínicos randomizados ao avaliar a efetividade do tratamento em situações reais. Também confirma o que já sabemos: nem todos osAR GLP-1s são iguais.”

Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Além da redução nos eventos graves, o estudo apontou que Ozempic® também diminuiu em 25% o risco combinado de infarto, AVC, hospitalização por angina instável ou insuficiência cardíaca, e morte por qualquer causa.

O REACH, série de estudos que compara agonistas do receptor de GLP-1, buscou avaliar o efeito de medicamentos como a semaglutida no mundo real, usando dados de bancos de prontuários eletrônicos e administrativos. Este é o primeiro estudo que compara diretamente Ozempic® e dulaglutida em beneficiários do Medicare, reforçando a relevância da semaglutida na redução de riscos cardiovasculares em pessoas com diabetes tipo 2.

Ozempic® é indicado, junto a dieta e exercícios, para melhorar o controle glicêmico e reduzir o risco de eventos cardiovasculares em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardíaca estabelecida. Atualmente, está disponível em 72 países e é utilizado por cerca de 7 milhões de pessoas ao redor do mundo.