FISCALIZAÇÃO

Operação prende 13 pessoas por furto de energia em MT; ação teve apoio da Energisa

· 2 min de leitura
Operação prende 13 pessoas por furto de energia em MT; ação teve apoio da Energisa
Reprodução: PJC-MT

Uma operação conjunta das forças de segurança pública de Mato Grosso com a concessionária Energisa resultou na prisão de 13 pessoas suspeitas de furto de energia elétrica. As ações ocorreram entre os dias 5 e 7 de novembro, em Rondonópolis e Cuiabá, e fazem parte de uma série de fiscalizações que vêm sendo realizadas ao longo do ano em todo o estado.

Em Rondonópolis, equipes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e técnicos da Energisa identificaram ligações clandestinas e medidores adulterados em diferentes estabelecimentos, incluindo postos de combustíveis, mercados, conveniências, uma empresa de refrigeração e residências de alto padrão.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Os envolvidos foram autuados por furto de energia elétrica, crime previsto no artigo 155 do Código Penal, que prevê pena de até quatro anos de prisão. Participaram da ação 14 policiais civis, 16 militares, quatro peritos e seis bombeiros.

De acordo com o coordenador regional da Energisa, Alexsandro Souza, o trabalho integrado tem como objetivo coibir práticas criminosas e conscientizar a população.

Na capital, Cuiabá, a fiscalização ocorreu a partir de denúncias anônimas. Em uma hamburgueria que já estava sob investigação, técnicos encontraram um débito superior a R$ 89 mil e flagraram dois homens tentando religar a energia de forma clandestina. Eles foram detidos e são suspeitos de oferecer serviços ilegais de ligação.

Outras cinco pessoas também foram conduzidas após a descoberta de irregularidades em um conjunto de kitnets no bairro Coophamil.

Com as prisões desta semana, o número de pessoas detidas por furto de energia em Mato Grosso chegou a 114 somente em 2025.

“O furto de energia é um crime contra todos. Cada prisão representa um passo em direção à justiça e à proteção do consumidor honesto. As denúncias anônimas reforçam a importância da participação de todos nesse combate”, destacou Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.

A população pode contribuir com o combate a esse tipo de crime por meio dos canais de denúncia da concessionária ou diretamente à polícia pelos telefones 190 e 181.

Canais de denúncia da Energisa:
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 646 4196
Aplicativo: Energisa On