Na manhã desta quarta-feira (19), uma grande ação contra o crime organizado foi desencadeada em Mato Grosso. A Operação Tríade, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), tem como alvo a estrutura do Primeiro Comando da Capital (PCC) no estado. Ao todo, mais de 25 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e prisões preventivas, estão sendo cumpridas por determinação da 4ª Vara Criminal de Cáceres.
As investigações tiveram início após o compartilhamento de informações entre a Delegacia de Polícia de Cáceres e o Gaeco, com autorização da Justiça. Durante os levantamentos, foram identificadas provas consistentes da presença e organização da facção criminosa no estado, incluindo o envolvimento de ao menos 20 suspeitos com ligação direta ao PCC.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Cáceres, Barra do Bugres, Várzea Grande e Sorriso, em Mato Grosso, e também em Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e 8 de prisão.
A ação conta com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron), do Gaeco estadual e do 6º Comando Regional da Polícia Militar. O foco é desarticular a estrutura que, segundo as apurações, atuava principalmente no tráfico de drogas e em homicídios motivados por disputas territoriais entre facções.
O nome da operação, “Tríade”, faz referência às três letras que compõem a sigla do grupo investigado: PCC.