PACIENTES CADASTRADOS NO SUS

Mutirão Acelera Saúde VG traz cirurgia inédita e mais outros cinco procedimentos

DA REDAÇÃO
· 3 min de leitura
Mutirão Acelera Saúde VG traz cirurgia inédita e mais outros cinco procedimentos
Foto: Matheus Guimarães

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou ontem, 1º de agosto, o Mutirão Acelera Saúde VG. Como explicou a prefeita Flávia Moretti (PL), o Acelera VG Saúde é um programa de gestão que tem como principal objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e garantir mais agilidade no atendimento à população.

Com previsão de atender aproximadamente 700 pacientes apenas neste mês, o mutirão contempla procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades e oferta um procedimento inédito: cirurgia pediátrica.

                •             Cirurgia geral

                •             Ortopédicas

                •             Pediátricas

                •             Bariátricas

                •             Oftálmicas

                •             Ginecológicas

Onde as cirurgias serão realizadas?

As unidades hospitalares envolvidas na realização dos procedimentos são:

- Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande

Cirurgias: Pediátricas (inéditas na unidade), ortopédicas, gerais e de quadril.

. Hospital Santa Rita

Cirurgias: Bariátricas, gerais e histerectomia.

. Maternidade Municipal

Cirurgias: Histerectomia.

. Centro Mato-grossense de Oftalmologia

Cirurgias: Oftalmológicas.

Quem são os pacientes contemplados?

São aqueles já cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), que passaram por consulta médica, foram encaminhados para o especialista e agora aguardam na fila pela realização do procedimento cirúrgico. Alguns pacientes estão na fila desde 2017.

A Secretaria possui uma lista organizada e, com o mutirão, está entrando em contato com os pacientes para agendar as avaliações pré-operatórias e, posteriormente, as cirurgias.

Atenção às ligações!

Os contatos com os pacientes estão sendo feitos por telefone. A Secretaria orienta que os munícipes atendam ligações de números desconhecidos, pois podem ser prestadores de serviço da saúde agendando consultas ou exames.

Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Em breve, será implantado um 0800 (call center) para facilitar a comunicação direta com os pacientes. A Secretaria reforça a necessidade de atualização cadastral: número de telefone, endereço e demais informações.

Atualize seus dados!

Pacientes que estão aguardando procedimentos devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atualizar seus dados. A falta de informação atualizada está dificultando o contato e, consequentemente, a realização do procedimento que o paciente tanto precisa.

A dificuldade

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem encontrando grande dificuldade em contatar pacientes. Para ser ter uma ideia desse desafio, na fila de cirurgia pediátrica, por exemplo, constam 45 pacientes, a prestadora conseguiu contato com apenas 12.

“Essa ausência gera desperdício de tempo, recursos públicos e vagas que poderiam ser aproveitadas por outros pacientes”, ressalta Erika Carvalho, subsecretaria de saúde.

Compromisso com a população

Segundo a secretária Deisi Bocalon, o Mutirão Acelera Saúde VG não termina em agosto. A iniciativa continuará pelos próximos meses, até que a fila de espera,de anos, seja reduzida de forma significativa.

“Quando assumi a gestão, me deparei com uma fila enorme de pacientes aguardando por procedimentos. Pessoas que estavam sofrendo, que convivem diariamente com dor, limitações, insegurança e medo. E isso me tocou profundamente, porque sou enfermeira, sou da área, conheço a realidade do SUS de perto. Sei exatamente o que significa esperar uma cirurgia que nunca chega, mas que agora vai chegar em Várzea Grande”, celebra Bocalon.