Nesta sexta-feira (29), após reunião com o governador Mauro Mendes (União), as multinacionais Amaggi e Inpasa confirmaram uma parceria para a construção de três novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso, com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões. O projeto deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos no estado.
O encontro, realizado na última semana, contou com a presença de importantes nomes do setor, como o ex-senador Cidinho Santos, presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, o ex-governador e investidor da Amaggi, Blairo Maggi, e o fundador da Inpasa, José Lopes, além das diretorias das duas empresas.
Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
Segundo os executivos, a decisão pelo investimento foi influenciada pelas condições oferecidas pelo governo estadual, incluindo celeridade na concessão de incentivos fiscais, redução de mais de 140 taxas e impostos, equilíbrio fiscal e desburocratização.
O governador Mauro Mendes ressaltou que Mato Grosso se consolidou como um ambiente seguro e competitivo para investimentos.
Nenhuma empresa faria investimentos dessa magnitude se não confiasse no potencial do nosso estado”, afirmou.
Setor em expansão
Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor de etanol de milho do país e o segundo maior produtor de etanol no geral, atrás apenas de São Paulo. Na safra 2023/24, o estado produziu 4,54 bilhões de litros de etanol de milho em 14 usinas, sendo 11 exclusivas.
As projeções indicam que, até 2031, a produção pode alcançar 9,6 bilhões de litros por ano, fortalecendo ainda mais a liderança de Mato Grosso no setor.