Nesta quarta-feira (3), a Polícia Federal cumpriu em Cuiabá (MT) um mandado de busca e apreensão no Condomínio Belvedere 2 contra um homem suspeito de integrar uma rede internacional de tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa. A operação, chamada Cassandra, foi conduzida em conjunto com a Receita Federal e contou com o apoio da Europol e da polícia da Irlanda, que simultaneamente deflagraram a Operation Rhyolite.
De acordo com as apurações, o suspeito atuava como elo logístico do grupo, adquirindo e emitindo passagens aéreas para as vítimas, que eram levadas principalmente à Irlanda, onde eram obrigadas à prostituição. Apesar da operação na capital mato-grossense, as investigações não indicam que mulheres de Cuiabá tenham sido recrutadas pelo esquema.
Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
O grupo criminoso atua desde 2017 e já teria levado cerca de 70 mulheres para exploração sexual no exterior. Para esconder os lucros, os envolvidos recorriam a lavagem de dinheiro, fraudes documentais e outros crimes financeiros.
Além de Cuiabá, mandados foram cumpridos em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Os suspeitos podem responder por crimes como organização criminosa, tráfico internacional de pessoas, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental e delitos contra o sistema financeiro e a ordem tributária.