FRAUDES BILIONÁRIAS

Ministro do Supremo isenta lobista de Cuiabá de depoimento na CPI do INSS

· 1 min de leitura
Ministro do Supremo isenta lobista de Cuiabá de depoimento na CPI do INSS

O ministro do STF, André Mendonça, decidiu que o lobista Danilo Trento não precisa comparecer à CPI mista do INSS, marcada para 27 de novembro. A decisão atende a um pedido da defesa de Trento, que, apesar de convocado como testemunha, está sendo investigado por envolvimento em fraudes bilionárias no sistema previdenciário.

Mendonça justificou sua decisão com base nas investigações em andamento, que envolvem Trento em crimes relacionados ao INSS. O lobista foi recentemente alvo de um mandado de busca e apreensão, emitido durante a nova fase da Operação Sem Desconto, que foi determinada pelo próprio ministro em 13 de novembro.

Considerando o contexto, Mendonça afirmou que a ida de Trento à CPI será opcional. Caso decida comparecer, ele terá o direito de permanecer em silêncio durante o depoimento. O ministro também destacou que, embora Trento tenha sido convocado como testemunha, ele se encontra na condição de investigado nos fatos que estão sendo apurados.

Vale lembrar que Trento já havia sido indiciado pela CPI da Covid em 2021. Sua convocação para a CPI do INSS está ligada a suas relações com o ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, preso recentemente durante a Operação Sem Desconto.