"NÃO VAMOS PASSA PANO"

Mercadorias de ambulantes que ocuparem calçadas em Cuiabá serão apreendidas, alerta Abilio

· 2 min de leitura
Mercadorias de ambulantes que ocuparem calçadas em Cuiabá serão apreendidas, alerta Abilio

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quinta-feira (4) que a Prefeitura enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para transformar a rua central da cidade, localizada na Travessa Desembargador Lobo, nas proximidades da Praça Ipiranga, em um calçadão a ser utilizado pelos comerciantes. A medida visa organizar a presença de ambulantes, que voltaram a ocupar as calçadas em descumprimento a acordos anteriores.

"Aquela rua, nós temos que encaminhar um projeto à Câmara Municipal, transformando-a em calçadão. Hoje, ela ainda é uma rua. Fizemos uma proposta para os ambulantes e para as pessoas que trabalham no local: aquele espaço seria transformado em calçadão, com cobertura e toda a estrutura, caso eles respeitassem o espaço da calçada. Mas não temos visto isso acontecer", declarou Abilio.

Abilio reforçou que o cumprimento do acordo com os ambulantes é responsabilidade de todos os envolvidos. Segundo ele, aqueles que desejam continuar atuando no local devem cobrar os colegas que desrespeitam as regras, para evitar a impressão de que a Prefeitura está agindo de forma autoritária.

"Não temos visto isso acontecer. Peço aos próprios ambulantes que, se querem permanecer no local e respeitar esta parceria, cobrem os demais que não cumprirem o acordo. Caso contrário, vai parecer que a Prefeitura está arrancando as pessoas de lá. Mas as pessoas que estão ocupando as calçadas novamente são as mesmas que participaram da reunião e haviam concordado com o acordo de realocação", afirmou.

Brunini também deixou claro que a Prefeitura não tolerará novos descumprimentos do acordo. Segundo ele, os vendedores que continuarem a ocupar as calçadas terão suas mercadorias apreendidas, por estarem desafiando a autoridade da ordem pública.

"Agora não vamos passar pano. Essas pessoas são cientes e terão as mercadorias apreendidas se continuarem a ocupar a calçada. Elas estão desafiando o poder da ordem pública", concluiu Abilio.

A realocação dos comerciantes faz parte do Programa Ambulantes em Ordem, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Sorp), que busca desobstruir calçadas e melhorar a mobilidade nas ruas 13 de Junho, Isaac Póvoas e em toda a região central. Além de coibir novas ocupações irregulares, a Prefeitura trabalha na realocação adequada dos trabalhadores.