VEJA VÍDEO

Mendes avalia implantação do Bonde Urbano Digital em Cuiabá e Várzea Grande

· 1 min de leitura
Mendes avalia implantação do Bonde Urbano Digital em Cuiabá e Várzea Grande

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), confirmou nesta quarta-feira (16) que estuda a implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa ganhou força depois que o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) visitou Curitiba (PR) para conhecer de perto o funcionamento do modal, que está sendo implantado na capital paranaense.

Diferente do tradicional Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD circula sobre o asfalto utilizando pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”.

Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Em Curitiba, o veículo possui 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e velocidade de até 70 km/h. A linha inicial atenderá um trajeto de cerca de 13 quilômetros, utilizado diariamente por aproximadamente 10 mil pessoas.

Mendes ressaltou que o projeto ainda está em fase de estudo e que não há definições concretas.“O governo está estudando alternativas. Autorizei que fosse feita essa viagem estudando alternativas. Mas, como vocês sabem, não gosto de falar de nada antes que esteja 100% definido. É evidente que o governo busca sempre o que for melhor para a população. Enquanto não tivermos algo conclusivo, prefiro não especular ou conjecturar sobre essas alternativas”, disse o governador.

O modelo BUD, considerado o primeiro da América do Sul 100% elétrico e sustentável, volta a ser discutido em Mato Grosso enquanto o governo estadual avança com o projeto do BRT. Recentemente, foi publicado o edital para construção de 41 estações do BRT, com investimento estimado em R$ 68,8 milhões.