Na tarde desta quarta-feira (24), uma operação integrada das forças de segurança resultou em uma das maiores apreensões de drogas e armas do ano no município em Pontes e Lacerda, Mato Grosso. A ação, realizada por equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) do 12º Comando Regional e 18º Batalhão da Polícia Militar, ocorreu durante a “Operação Protetor das Divisas e Fronteiras” e “Tolerância Zero”.
Conforme o boletim de ocorrência, os agentes da segurança, após receberem denúncias de que um veículo Prisma cor prata estaria transportando drogas de uma residência no bairro Parque Santa Cruz, os policiais iniciaram patrulhamento na região e localizaram o automóvel com características semelhantes. O carro apresentava aparente sobrepeso e traseira rebaixada, o que levantou suspeitas.
Ao receber sinais luminosos e sonoros de abordagem, o motorista tentou fugir em alta velocidade, colocando em risco pedestres e demais motoristas. Após perseguição, o veículo foi interceptado e os dois ocupantes — ambos do sexo masculino e com antecedentes por receptação e tráfico de drogas — foram detidos, mesmo após tentativa de fuga e resistência.
Durante a vistoria, os agentes encontraram grande quantidade de entorpecentes no banco traseiro e no porta-malas. Uma chave de veículo Toyota e um controle de portão também foram localizados, levando os policiais a um segundo endereço e a outro automóvel, onde havia ainda mais drogas, além de um arsenal de armas de grosso calibre.
No total, foram apreendidos 661 peças de skank, 245 de cloridrato de cocaína, 20 de pasta base e 428 gramas de haxixe. A operação também resultou na apreensão de um fuzil calibre .556, calibres .380, .45, .46, revólveres calibres .38 e .357, carabina de pressão e dois simulacros, 200 munições de vários calibres, veículos de luxo e cerca de U$ 6.500,00 em dinheiro.
O prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa R$ 8,4 milhões. Todos os entorpecentes, armas, veículos e materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda para as providências cabíveis.
As autoridades destacaram que a operação representa um golpe significativo contra o tráfico de drogas e a criminalidade organizada na região de fronteira, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção da população.