SARARÉ

Megaoperação desmonta garimpos ilegais e expulsa criminosos de terra indígena

· 1 min de leitura
Megaoperação desmonta garimpos ilegais e expulsa criminosos de terra indígena

Uma força-tarefa integrada pela Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Força Nacional e pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), deflagrou a sétima fase da Operação Rondon para reprimir atividades de desmatamento, garimpo ilegal e comércio clandestino de ouro dentro da Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

A ação teve como foco desmontar estruturas utilizadas por organizações criminosas que exploravam ouro de forma irregular no interior da terra indígena. Durante os trabalhos, equipes localizaram e inutilizaram dezenas de acampamentos, maquinários pesados, motores estacionários, geradores de energia e grandes quantidades de combustível. Túneles e minas abertas pelos garimpeiros também foram destruídos para impedir a continuidade da extração ilegal.

Segundo a PF, além da repressão imediata às atividades criminosas, a operação também busca identificar os responsáveis pelos equipamentos e materiais apreendidos, inclusive a origem de explosivos encontrados no local. As informações coletadas devem subsidiar investigações para responsabilização penal e administrativa dos envolvidos.

A Operação Rondon – VII Fase reforça o esforço das autoridades federais e estaduais para combater crimes ambientais e preservar os territórios indígenas diante do avanço do garimpo clandestino na região oeste de Mato Grosso.