PERCENT BRASIL PARA SENADO

Mauro e Janaina lideram em Mato Grosso; Carlos Fávaro tem votação pífia, aponta pesquisa

Por R. Blatz
· 3 min de leitura
Mauro e Janaina lideram em Mato Grosso; Carlos Fávaro tem votação pífia, aponta pesquisa
Reprodução: internet

A empresa Percent Brasil Pesquisas e Informações realizou, entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, uma pesquisa estadual com 1.200 entrevistas e margem de erro de 2,86 pontos percentuais, para mais ou para menos, em setenta cidades das regiões Centro-Sul, Sudeste, Nordeste, Norte, Médio-Norte, Noroeste e Oeste de Mato Grosso.

VOTO ESPONTÂNEA PARA SENADO

Na espontânea, onde é perguntado em quem o eleitor votaria, sem mencionar nomes, Mauro Mendes é o mais lembrado, com 9,7% das intenções de voto; Janaina Riva, 3,1%; José Medeiros, 1,3%; e o ministro Carlos Fávaro, Jayme Campos, Pedro Taques e Antonio Galvan têm menos de 1% dos votos.

Os nulos são 2,2%; os que não souberam responder, os indecisos e os que não responderam à pergunta somam 81,6%.

VOTO ESTIMULADA PARA SENADO

CENÁRIO 1 – 1º OPÇÃO DE VOTO

No primeiro cenário levantando para senador, Mauro Mendes tem 36,3% dos votos, seguido de Janaina Riva 17,9%, José Medeiros 6,2%, Jayme Campos 5,8%, Fávaro 3,7% e Pedro Taques 3,4%, por último na lanterna com 2,3% o Antonio Galvan.

Os 24,4% dos eleitores de Mato Grosso citaram nulo, não souberam ou não quiseram responder e muitos indecisos.

VOTO ESTIMULADA PARA SENADO

CENÁRIO 1 – 2º OPÇÃO DE VOTO

Já na segunda opção de voto para senador Janaina Riva lidera com 12,4%, Mauro tem 11,8%, Pedro Taques com 7%, na sequencia José Medeiros, Jayme Campos, Carlos Fávaro e Antonio Galvan, que continua na lanterna. Os indecisos, nulo, não souberam ou não quiseram responder somam 50%.

SOMA DOS VOTOS

A soma dos votos é o cálculo usado para indicar o percentual da primeira e segunda votação do cargo majoritário para senado. Nessa soma que são aplicados de forma automática nas urnas eletrônicas para indicar o vencedor.

Se as eleições fossem hoje, Mauro Mendes seria eleito com 24,0%, Janaina Riva 15,2%, José Medeiros 6,2%, Jayme Campos 6,0%, Pedro Taques 5,2%, Carlos Fávaro 3,6% e Antonio Galvan 2,5% tem a votação pífia entre os candidatos.

Indecisos, nulo, não souberam e não quiseram responder somam 37,3% do eleitorado em Mato Grosso.

OUTRO CENÁRIO

No cenário 2, onde o nome do senador Jayme Campos não é citado, na soma dos votos, Mauro Mendes tem 28,0%, Janaina Riva 16,5%, José Medeiros 6,7%, Pedro Taques 5,8%, Fávaro 4,5%, Galvan 2,7%. Nulos e indecisos, não quiseram ou não souberam responder somam 35,8%.

Para o especialista em política e eleição, Ronye Steffan “as eleições ainda não estão sendo discutidas pela população, ainda não está na pauta popular devido a todos os fatos polêmicos atuais, como possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e o conflito econômico com o Estados Unidos, que motivou a taxação em 50% de alguns produtos e serviços brasileiros”.