VEJA VÍDEO

Irã ameaça alvos dos EUA e Israel se Washington intervir em protestos internos

· 1 min de leitura
Irã ameaça alvos dos EUA e Israel se Washington intervir em protestos internos
Reprodução: Vídeo


O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, advertiu neste domingo (11) que o Irã retaliará com força qualquer intervenção militar dos Estados Unidos, afirmando que bases americanas e instalações israelenses seriam “alvos legítimos” caso Washington ataque o país. A declaração foi feita durante sessão no Legislativo em meio a uma das maiores ondas de protestos no país dos últimos anos.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

A ameaça ocorre em um cenário de crescente tensão internacional, impulsionada por manifestações que já se estendem por quase três semanas e que deixaram mais de 200 mortos e milhares de detidos. Os protestos, inicialmente motivados pela crise econômica e alta da inflação, ampliaram-se para críticas ao governo teocrático de Teerã.

O discurso de Ghalibaf, transmitido por veículos estatais, criticou duramente declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, que afirmou estar “pronto para ajudar” os manifestantes iranianos ‎e ponderou possíveis ações em apoio às demandas populares.

“O Irã está em busca de liberdade, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar", publicou Trump em sua rede social.

Durante a sessão, legisladores entoaram slogans contra os Estados Unidos enquanto o governo endurece a repressão interna, incluindo um apagão de internet e restrições à comunicação. Autoridades iranianas também acusam Washington e Israel de instigar a instabilidade no país, intensificando o clima de confronto diplomático.