Na tarde desta segunda-feira (6), um grupo indígena bloqueou um trecho da BR-158, entre os municípios de Água Boa e Nova Xavantina, nas proximidades da Vila Santa Maria, na região conhecida como Buracai.
Motoristas que passaram pelo local denunciaram a cobrança de um pedágio ilegal de R$ 100 para liberar a passagem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local para tentar liberar a rodovia. Segundo condutores, o bloqueio era retomado assim que os policiais deixavam a área, mantendo a cobrança.
Em diálogo com a PRF, o cacique do grupo explicou que o protesto tinha como objetivo cobrar a divulgação do laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) sobre um acidente recente envolvendo um indígena. A PRF informou que repassaria o pedido ao delegado responsável para verificar o boletim do acidente. Após a conversa, o grupo aceitou encerrar a manifestação, permitindo a liberação do tráfego.
Não houve registro de incidentes.
Segundo a PRF, equipes continuam monitorando a região, mas esses bloqueios têm ocorrido de forma recorrente. Até o momento, órgãos como a Funai, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União não participaram das negociações nem emitiram posicionamentos, aumentando o risco de novos confrontos entre indígenas e caminhoneiros.
Reprodução: Power Mix