Na noite deste domingo (3), um incêndio no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Presídio do Carumbé, voltou a expor a grave situação de abandono e insegurança no bairro Carumbé e região norte da capital mato-grossense. A fumaça densa, vista de diversos pontos da cidade, assustou moradores que acompanharam a ação do Corpo de Bombeiros, acionado para controlar as chamas.
Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
Desativado desde janeiro de 2023, o prédio, que já abrigou 469 detentos, entre eles 339 condenados e 130 provisórios, está sem qualquer destinação oficial e se deteriora rapidamente. A transferência repentina dos presos para a Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, deixou o antigo presídio vazio e vulnerável ao abandono.
Com histórico marcado por rebeliões, mortes e denúncias de tortura, o local hoje se tornou ponto frequente de uso de drogas, segundo relatos dos moradores, que também denunciam o mato alto e a falta de segurança. O prédio, sem vigilância, é alvo constante de furtos de fios, ferragens e outros materiais, aumentando os riscos de novos incêndios e desabamentos.
