O que começou como uma amizade virtual em uma plataforma de jogos, o Roblox, terminou em um pesadelo de extorsão e violência psicológica para uma adolecente de apenas 15 anos, moradora no município de Taguatinga, no Distrito Federal. Na manhã desta qurta-feira (4), a Polícia Civil do DF prendeu um jovem de 19 anos, em Bauru (SP), acusado de transformar a vida da menor em alvo de crimes digitais.
O Jogo que Virou Armadilha
Os dois se conheceram pelo Roblox, plataforma extremamente popular entre crianças e adolescentes. Após meses de um relacionamento estritamente virtual e a troca de arquivos íntimos, a jovem decidiu colocar um ponto final na relação. Foi então que o "namorado" revelou sua verdadeira face: inconformado, ele invadiu o computador da vítima e passou a monitorá-la.
Sob a ameaça de divulgar as fotos íntimas da adolescente para conhecidos, o criminoso passou a exigir não apenas a volta do namoro, mas a gravação de atos sexuais. O ciclo de abuso só foi interrompido quando a família da jovem percebeu mudanças no comportamento dela e encontrou as mensagens de teor explícito no dispositivo.
Após meses de investigação da 17ª DP (Taguatinga Norte), os agentes localizaram o suspeito no interior de São Paulo. Ele agora enfrenta uma lista pesada de acusações de extorsão, invasão de dispostivo informático e armazenamento de pornografia infantil/adolescente.
O investigado segue preso em Bauru e aguarda transferência para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Monitoramento parental
A Polícia Civil alerta que o monitoramento parental em jogos como Roblox e redes sociais é fundamental para evitar que criminosos utilizem a confiança das crianças para obter conteúdos sensíveis.
Reprodução: Metrópoles