"ATRIBUIÇÃO DA PREFEITURA"

Governo do Estado e Câmara de Cuiabá divergem sobre custos do passe-livre estudantil

· 1 min de leitura
Governo do Estado e Câmara de Cuiabá divergem sobre custos do passe-livre estudantil
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

A proposta da Câmara de Cuiabá, apresentada pelo vereador Felipe Correa (PL), de transferir para o Governo do Estado os custos do passe-livre estudantil, atualmente custeados pelos municípios, gerou divergência com a administração estadual. O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, criticou a medida e afirmou que a responsabilidade pelo transporte público estudantil é municipal.

“O transporte público é uma atribuição municipal. Portanto, para solucionar alguns problemas, não basta somente transferir a responsabilidade. Acredito que cada ente deve assumir suas obrigações, e o Estado está pronto para apoiar todos os municípios”, declarou Garcia.

O vereador Felipe Correa defende a iniciativa alegando que “mais da metade das passagens usadas diariamente e custeadas pela prefeitura são para estudantes da rede estadual”, o que, segundo ele, justificaria a participação do governo estadual no financiamento.

Dados da Prefeitura de Cuiabá mostram que, apenas no primeiro semestre de 2025, foram pagos mais de 1,8 milhão de bilhetes para alunos da rede estadual. No mesmo período, cerca de 222 mil passagens beneficiaram estudantes da rede municipal, 700 mil foram destinadas a alunos da rede privada, e aproximadamente 600 mil para universitários da UFMT e do IFMT.