NA ARENA PANTANAL

Governador de Goiás participa de festa histórica da Polícia Militar de MT

· 3 min de leitura
Governador de Goiás participa de festa histórica da Polícia Militar de MT
Reprodução

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) comemorou seus 190 anos de fundação na noite da última sexta-feira (5), em solenidade realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Durante o evento, foram promovidos 983 militares e entregue a mais alta condecoração da corporação, a medalha da Ordem Homens do Mato, e Caiado destacou a valorização das forças de segurança e a integração entre os estados no combate ao crime organizado.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, felicitou os policiais promovidos, destacou a valorização das forças de segurança e reforçou a integração entre Goiás e Mato Grosso no enfrentamento ao crime organizado.

"Fomos os primeiros estados a avançar nessa integração entre as Forças de Segurança, ou seja, eu e o governador Mauro Mendes entendemos que não existe a divisa entre Goiás e Mato Grosso. Temos objetivos em comum que é fortalecer cada vez mais a Segurança Pública, dar melhores condição de combate, com armamentos de ponta e capacitação dos nossos homens e mulheres. Mato Grosso tem sido uma referência no cenário nacional sobre o combate às facções criminosas",  afirmou.

Caiado também recebeu da PMMT a medalha da Ordem Homens do Mato, honraria máxima da corporação, em reconhecimento à sua liderança e à consolidação da segurança pública em Goiás. O gesto, definido como deferência do governador de Mato Grosso, reforça a parceria estratégica entre os dois estados.

“Se tem dois Estados, no Brasil, que faccionado não manda em um palmo de terra é Mato Grosso e Goiás... temos respeito ao cidadão, temos forças que têm coragem de enfrentar”, declarou Caiado. 

A medalha é destinada a autoridades civis e militares em reconhecimento e homenagem às personalidades e instituições pelos serviços prestados em parceria com a Polícia Militar e a Segurança Pública mato-grossense. 

O líder goiano agradeceu a deferência do governador mato-grossense, Mauro Mendes, em conceder a homenagem. “Alegria de ter sido convidado pelo meu colega que hoje governa esse Estado. Eu tenho um respeito e um carinho enorme por ele, pela gestão dele”, afirmou. “A toda a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso o meu reconhecimento. São 190 anos, já tem uma idade bem além da de Goiás, quero parabenizá-los por isso”, enalteceu.

Receba notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

A atuação conjunta foi endossada pelo secretário de Segurança Pública de MT, coronel César Augusto de Camargo Roveri. “Nós trocamos muitas experiências, temos ações em conjunto nas fronteiras dos nossos estados”, afirmou. Ele citou a Operação Canguçu, considerada uma das maiores forças-tarefas para capturar criminosos no país e que, em 2023, reuniu policiais de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Minas Gerais. “Mostrou como trabalhamos irmanados, unidos, porque essa integração é que vai fazer frente à criminalidade e, principalmente, às facções criminosas”, disse.  

Dentre as promoções, 888 praças foram contemplados: 27 novos subtenentes, 384 primeiros-sargentos, 164 segundos-sargentos, 294 terceiros-sargentos e 19 cabos. Entre os oficiais, subiram de posto 29 segundos-tenentes provenientes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), 55 majores e um tenente-coronel. Também foram oficialmente nomeados coronéis os oficiais Anderson Luiz do Prado, Ernesto Xavier de Lima Junior, Fernando Francisco Turbino dos Santos, Gibson Almeida Costa Junior, Jordan Espíndola dos Santos, Manoel Bugalho Neto, Ricardo de Almeida Mendes, Sara Cristina da Silva Borges, Sávio Pellegrini Monteiro, e Waldiley Alencar Taques do Valle Junior. 

Estiveram presentes diversas autoridades, o senador Wellington Fagundes; os deputados federais Coronel Assis e Gisela Simona; os secretários de Estado, David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania); os prefeitos Flávia Moretti (Várzea Grande) e Alexandre Lopes (Campo Verde); a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra; entre demais autoridades.