O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, na noite deste domingo (24), uma grande quantidade de drogas em Porto Esperidião, durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras. Um homem foi preso após ser flagrado transportando os entorpecentes em um veículo Volkswagen Fox vermelho, na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.
De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista tentou fugir em alta velocidade por uma estrada vicinal ao avistar a equipe, mas acabou sendo interceptado após acompanhamento tático. Na vistoria do carro, os agentes encontraram três sacos contendo drogas diversas: 33 tabletes de skunk (21 kg), 20 tabletes de pasta base de cocaína (20 kg) e 15 tabletes de maconha (15 kg).
O material apreendido está avaliado em aproximadamente R$ 461,5 mil. Além da droga, o automóvel também foi recolhido. O suspeito, que já possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Fronteira (Defron), em Cáceres.
A operação reforça o trabalho integrado das forças de segurança para reduzir os crimes transfronteiriços em Mato Grosso, especialmente no tráfico de drogas, considerado uma das principais rotas ilícitas entre Brasil e Bolívia.