O Frigorífico Pantanal, em Várzea Grande (MT), negou nesta terça-feira (7) que tenha ocorrido uma explosão em suas instalações, após a circulação de informações sobre um suposto estouro de tanque de amônia no local. Segundo a empresa, tratou-se apenas de um pequeno vazamento, que foi rapidamente identificado e controlado pelas equipes internas de manutenção e segurança.
Em nota, o frigorífico esclareceu que não houve feridos, nem necessidade de evacuação em massa dos funcionários, e que todas as normas de segurança foram seguidas conforme o protocolo técnico.
“Foi apenas um vazamento leve, rapidamente contido. Não houve explosão, nem qualquer situação de risco maior. As atividades já estão sendo retomadas normalmente”, informou o frigorífico, em nota enviada à imprensa.
Mais cedo, equipes de emergência chegaram a ser acionadas após o alerta de vazamento. A amônia, utilizada em sistemas de refrigeração industrial, é uma substância altamente tóxica e exige estrutura reforçada e cumprimento rigoroso de normas como a NR-13 e o código ASME VIII, que tratam da segurança de caldeiras e vasos de pressão.
O frigorífico destacou ainda que mantém atualizados seus planos de segurança e prevenção, com acompanhamento técnico constante, o que possibilitou a rápida contenção do problema. As causas do vazamento seguem sob investigação interna.
Reprodução: O Documento