Uma explosão em uma subestação de energia próxima ao Ministério da Igualdade Racial, localizado no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, deixou ao menos 30 pessoas feridas nesta terça-feira (25). O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) informou que a explosão ocorreu por volta das 10h e foi seguida de incêndio, forçando a evacuação do prédio.
Oito pessoas, incluindo um trabalhador que sofreu queimaduras graves, precisaram de atendimento médico. O funcionário que estava no gerador no momento da explosão teve 60% do corpo queimado. Além dele, outras duas pessoas foram intoxicadas pela inalação de fumaça. O restante das vítimas sofreu intoxicação leve devido à fumaça, e 27 pessoas receberam atendimento médico no local, sendo três delas encaminhadas a hospitais da região.
A servidora Joana Silva, de 27 anos, relatou que houve pânico após a explosão e que algumas pessoas ficaram presas no elevador. “A fumaça subiu muito rápido, e foi tudo muito rápido. Algumas pessoas ficaram presas no elevador, mas a maioria desceu pelas escadas de incêndio”, contou.
A explosão aconteceu durante um serviço de manutenção realizado por funcionários terceirizados. O CBMDF explicou que a subestação afetada fica na parte externa do bloco e abriga o gerador do Ministério da Igualdade Racial.
Em nota, a CEB Ipês, responsável pela subestação, informou que os trabalhadores utilizavam equipamentos de proteção adequados no momento do acidente. A empresa destacou que o funcionário mais gravemente ferido estava usando uniforme antichamas, conforme exigido. A subestação já está com a situação controlada, e a CEB acompanha a recuperação dos feridos.
As causas da explosão ainda estão sendo investigadas.