VEJA O CRONOGRAMA

Eleitores já têm calendário com datas-chave das eleições 2026 no Brasil

· 1 min de leitura
Eleitores já têm calendário com datas-chave das eleições 2026 no Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com a contagem regressiva para as eleições gerais de 2026 oficialmente iniciada, eleitores, partidos e candidatos já podem marcar no calendário os principais prazos eleitorais divulgados pela Justiça Eleitoral. O cronograma traz datas cruciais desde a regularização do título até o dia da votação do próximo pleito presidencial e legislativo.

Acompanhe o cronograma:

Arte: Daniel Brustolon/FTN Brasil

Na corrida pelos votos em outubro, o primeiro turno está agendado para 4 de outubro de 2026, com possibilidade de segundo turno em 25 de outubro, caso nenhum candidato à Presidência ou aos governos estaduais alcance a maioria absoluta dos votos válidos.

Antes disso, o calendário prevê 6 de maio de 2026 como a data limite para eleitores regularizarem ou transferirem o título e fazerem o cadastramento biométrico, etapa essencial para poder votar em outubro.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

Outros marcos importantes incluem o prazo final para filiação partidária, desincompatibilização e alteração de domicílio eleitoral, fixado em 4 de abril, além do período onde os agentes públicos já ficam proibidos de exercer determinadas atividades que possam influenciar o processo eleitoral, a partir de 4 de julho.

As convenções partidárias para escolha de candidaturas e a apresentação dos registros à Justiça Eleitoral estão programadas para ocorrer entre 20 de julho e 15 de agosto de 2026.

Além dos prazos administrativos, o calendário eleitoral também define o início da campanha. A partir de 16 de agosto de 2026, candidatos estarão autorizados a realizar atos públicos, pedir votos e divulgar propostas nas ruas e nas plataformas digitais. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa em 30 de agosto, ampliando a visibilidade das candidaturas junto ao eleitorado em todo o país.