“DESRESPEITO A ADVOCACIA”

Deputado de MT chama profissional de "Advogada de quadrilha e de porta de cadeia"

· 1 min de leitura
Deputado de MT chama profissional de "Advogada de quadrilha e de porta de cadeia"

A ofensa e desrespeito é típica de deputados bolsonaristas com o sexo feminino

Durante a sessão desta quinta-feira (23) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS que investiga fraudes no INSS, o deputado José Medeiros (PL-MT) protagonizou uma troca ríspida de palavras com a advogada Izabella Hernandez Borges, que representa as partes envolvidas no caso.

A confusão teve início quando Medeiros fez uma analogia ao “país fictício Banânia” para criticar a situação das investigações no Brasil, e afirmou que "o inquérito da CPI se tornou a CPI dos advogados", e que muitos dos interrogados na CPMI estariam “bem munidos com advogados … no padrão advogado de porta de cadeia”.

Izabella Borges, sentindo-se ofendida pela forma como a advocacia era tratada, interveio e exigiu respeito. O deputado, por sua vez, respondeu: “Advogada de quadrilha não vai me fazer baixar meu mandato”, enquanto ela reafirmava que “não vou admitir alusões que criminalizem a advocacia”.

O presidente da comissão, Carlos Viana (PODEMOS-MG), tentou intervir e pediu “tratamento urbano e educado com todas as pessoas, inclusive com advogados”.

Para além do bate-boca, o fundo da cena é a investigação da CPMI sobre supostas fraudes no INSS, com possíveis prejuízos a aposentados e pensionistas, o que coloca a comissão em posição sensível, enquanto o tom de civilidade e decoro ganha importância ainda maior.

O episódio gerou forte reação de colegas parlamentares e de entidades representativas da advocacia, que classificaram as declarações do deputado como um ataque às prerrogativas da classe e um ato de misoginia, em desrespeito às mulheres. Até o momento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagra  (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)

0:00
/0:52