Quem depende de ônibus em Cuiabá deve sentir a mudança já nos próximos dias. A partir da próxima semana, 41 novos veículos começam a circular na cidade, substituindo ônibus antigos e marcando mais um passo da Prefeitura na modernização do transporte coletivo urbano.
Com a incorporação, a Capital passa a operar com 373 ônibus em circulação, número que ainda deve crescer: outros 17 veículos novos estão previstos para chegar nos próximos meses. A meta da gestão municipal é clara, até agosto, toda a frota deve estar climatizada, elevando o padrão do serviço oferecido à população.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
Cheirando novo
Ar-condicionado, wi-fi, elevadores para cadeirantes, portas com layout que agiliza o embarque e desembarque e tecnologia de baixa emissão de carbono. Os novos ônibus que começam a circular em Cuiabá chegam “cheirando novo” e prometem transformar a rotina de quem depende do transporte coletivo, com viagens mais confortáveis, acessíveis e menos poluentes para milhares de passageiros todos os dias.
A renovação da frota é resultado direto das fiscalizações conduzidas pela Cuiabá Regula, que vem cobrando das concessionárias o cumprimento dos contratos. Esse processo também permitiu a adesão ao Novo PAC – Renovação de Frota (Refrota), programa federal que autoriza a aquisição de novos ônibus dentro das diretrizes de mobilidade urbana e acessibilidade.
Para viabilizar a compra, a Prefeitura entrou como parceira e garantiu investimento de R$ 703 mil. Segundo a gestão, a medida reforça o compromisso de não apenas fiscalizar, mas também atuar de forma concreta para melhorar o transporte coletivo.
Mais segurança, especialmente para mulheres
Além do conforto, a nova frota traz um avanço importante na segurança. Os ônibus contam com câmeras de reconhecimento facial, tecnologia que auxilia no combate a furtos e ao assédio. As imagens poderão ser acessadas em casos de violência contra mulheres, fortalecendo a proteção às passageiras.
Como reforço, os veículos passam a circular com busdoors de campanhas contra a violência de gênero, lembrando que assédio no transporte coletivo é crime. Diante do número de denúncias registradas neste ano, a Prefeitura também prepara uma campanha educativa que será exibida por 30 dias em toda a frota.
A apresentação oficial dos novos ônibus acontece na sexta-feira (6), às 9h30, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em frente à Fiemt, com a presença do diretor regulador de Transporte Coletivo Urbano, Carlos Rafael Carvalho.