MAL SÚBITO

Calor e demora no socorro levam à morte idoso de 87 anos na BR-070

· 1 min de leitura
Calor e demora no socorro levam à morte idoso de 87 anos na BR-070
Foto: Igor Guilherme | Olhar Direto

Na tarde desta segunda-feira (1º), em Várzea Grande, Lourenço Vieira de Moraes, de 87 anos, não resistiu a um mal-estar enquanto esperava por atendimento às margens da Rodovia dos Imigrantes, na BR-070.

O idoso estava acompanhado da filha quando o carro em que viajavam apresentou pane mecânica. Sem condições de seguir viagem, eles procuraram abrigo em um barracão próximo, onde permaneceram até que Lourenço começou a se sentir mal. Na região metropolitana de Cuiabá, os termômetros ultrapassavam os 40 °C no período da tarde, e o calor intenso teria agravado o quadro.

A filha relatou que tentou acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e buscou alternativas por meio de motoristas de aplicativo, mas não conseguiu ajuda imediata. Pessoas que estavam no local ofereceram água e tentaram refrescá-lo, mas os sintomas se intensificaram rapidamente. Quando a equipe médica chegou, apenas foi possível constatar o óbito.

De acordo com médicos consultados, a exposição prolongada ao calor pode desencadear crises agudas, principalmente em idosos, mais vulneráveis à desidratação e à queda de pressão.

O corpo de Lourenço foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).A Polícia Civil registrou a ocorrência como morte por mal súbito, mas a família pretende solicitar um laudo detalhado para esclarecer se houve falha grave na assistência.