O Brasil foi listado entre os dez países mais perigosos do mundo em 2025, segundo o mais recente índice global de conflitos divulgado pela organização não governamental Armed Conflict Location & Event Data Project (ACLED). No ranking, o país aparece em 7º lugar, atrás de territórios afetados por guerras e instabilidade prolongada, como Palestina, considerada a mais perigosa, Mianmar e Síria.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
A análise da ACLED leva em conta quatro indicadores: mortalidade, risco direto para civis, alcance geográfico dos conflitos e número de grupos armados ativos. No caso brasileiro, o levantamento destaca a atuação de gangues e organizações criminosas disputando territórios, sobretudo em centros urbanos, como um dos principais fatores que elevam o nível de risco no país.
Entre os episódios que ilustram o agravamento da violência está uma megaoperação policial no Rio de Janeiro em outubro, voltada contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 120 mortes — uma das ações mais letais deste ano.
Além do Brasil, outros três países latino-americanos — México, Equador e Haiti — também figuram entre os mais perigosos, refletindo um cenário de violência crescente na região.