A Operação Telefone Sem Fio, que retirou cabos soltos e abandonados de postes da Avenida Isaac Póvoas neste domingo (8), levou a Prefeitura de Cuiabá a acionar o Procon Municipal em regime de plantão. A medida busca proteger consumidores que relataram interrupção nos serviços de telefonia e internet.
Em pronunciamento durante a ação, a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, fez um apelo direto à população afetada. “Todas as operadoras foram avisadas previamente dessa operação. Ainda assim, quem ficou sem telefone ou internet deve procurar o Procon hoje mesmo para que a situação seja resolvida”, declarou.
Notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
Seja nosso seguidor no Instagram (clique aqui)
Seja nosso seguidor no X antigo Twiter (clique aqui)
De acordo com a Prefeitura, a retirada dos cabos faz parte de um cronograma que visa organizar a fiação aérea da cidade, reduzindo riscos e melhorando o aspecto urbano. A fiscalização foi intensificada após a aprovação da Lei Complementar nº 599/2026, que endureceu penalidades contra o abandono de fios.
O Procon integra a operação justamente para garantir que o consumidor não seja penalizado por falhas decorrentes da ação pública. As reclamações podem ser feitas via WhatsApp ou pelos canais oficiais do órgão.
A primeira etapa da operação ocorreu em novembro do ano passado, quando quase duas toneladas de cabos em desuso foram removidas em outra região da capital. A Prefeitura também mantém um canal permanente para denúncias de fios soltos ou emaranhados, acessível pelo sistema Web Denúncias da Secretaria de Ordem Pública.