EMPRESAS DESCONHECIDAS

Anvisa proíbe venda de lotes falsificados de medicamentos Mounjaro e Opdivo

· 1 min de leitura
Anvisa proíbe venda de lotes falsificados de medicamentos Mounjaro e Opdivo
Reprodução: Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (4), a apreensão de dois lotes de medicamentos falsificados identificado no mercado brasileiro. A media atinge o lote 082024 do Mounjaro, indicado para tratamento de diabete tipo 2, e o lote ACS163 do Opdivo, usado para tratamentos contra o câncer.

Segundo a Anvisa, os lotes em questão não foram produzidos pelas fabricantes oficiais , Eli Lilly, no caso do Mounjaro, e Bristol-Myers Squibb, responsável pelo Opdivo. Ambos foram produzidos por empresas desconhecidas e, por isso, tiveram a comercialização, distribuição e uso imediatamente proibidos.

A agência alerta que, por se tratarem de produtos falsificados, não há garantias sobre origem, qualidade ou composição. “Esses medicamentos não devem ser utilizados em nenhuma hipótese”, reforçou o órgão.

Pacientes, profissionais de saúde e estabelecimentos que identificarem os lotes devem comunicar a Anvisa por meio dos canais oficiais de atendimento.

Sobre os medicamentos:

Mounjaro ( tirzepatida)

  • Forma e apresentação: É um medicamento injetável entregue principalmente em caneta pré-cheia (“KwikPen”) ou frascos de dose única. A solução é normalmente transparente a ligeiramente amarelada e deve ser inspecionada visualmente antes da aplicação.
  • Uso clínico: Indicado principalmente para controle da glicemia em adultos com diabetes tipo 2, junto com dieta e exercícios. Pode também auxiliar na perda de peso, ativando receptores GIP e GLP-1.

Opdivo (nivolumabe)

  • Forma e apresentação: Trata-se de um medicamento para infusão intravenosa, geralmente embalado em frascos contendo a solução clara a opalescente, de cor neutra a amarelada. É fundamental inspecionar a solução antes do uso, descartando se houver partículas, turvação ou descoloração.
  • Uso clínico: Utilizado no tratamento de vários tipos de câncer, como melanoma, câncer de pulmão não pequenas células, câncer renal, e outros, atuando como imunoterapia.