ADOÇÃO CONSCIENTE

Animais resgatados em canil clandestino recebem cuidados para serem adotados

· 1 min de leitura
Animais resgatados em canil clandestino recebem cuidados para serem adotados
Reprodução: Montagem

Após serem resgatados de um canil clandestino em Cuiabá, cerca de 65 cães e 320 roedores seguem recebendo cuidados veterinários, alimentação adequada e atenção diária. A operação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Parte dos animais resgatados, sendo 26, ficou no canil da BEA, enquanto 10 estão em lares temporários junto à sociedade civil. Outros 36 cães, principalmente mães e filhotes, foram encaminhados para a ONG parceira, que dispõe de estrutura para atender demandas especiais e se prontificou a acolhê-los até a decisão final do processo. Os roedores também foram acolhidos pela Lunnar e passaram por avaliação de um veterinário especialista em animais silvestres.

Os animais passaram por triagem clínica, receberam banho, tosa, vermifugação, vacinas e estão em acompanhamento contínuo.

Todos os animais resgatados serão castrados antes de irem para suas novas famílias. A adoção poderá ser feita mediante pré-cadastro nos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá ou direto pelo link.

“Nosso objetivo não é manter os animais no canil, muito menos transferi-los para ONGs de forma sobrecarregada. Queremos destiná-los a lares responsáveis. Para isso, avaliamos se a família tem tempo disponível, se há crianças ou idosos em casa, se o ambiente é adequado e se compreendem que animal não é brinquedo ou presente. Também não buscamos atender interesse de ‘escolha’, mas sim garantir o bem-estar do animal”, explicou Morgana.

A BEA reforça que a participação da sociedade é fundamental nesse processo. Mais do que um ato de amor, adotar é oferecer uma segunda chance a quem já sofreu com abandono e negligência.