O secretário estadual de Educação, Alan Porto, confirmou que recebeu convites de três partidos – Republicanos, Podemos e PRD – para se filiar e disputar uma vaga de deputado estadual em 2026. No entanto, Porto minimizou o debate eleitoral, afirmando não estar preocupado com a possibilidade de enfrentar uma "chapa da morte" caso permaneça no União Brasil (UB), partido ao qual está filiado atualmente.
Alan Porto, que está filiado ao partido do governador (UB), disse que o seu foco imediato é o trabalho na Secretaria de Educação, que inclui finalizar a gestão e preparar o ano letivo de 2026.
Ele reforçou que não pretende discutir o tema agora e descartou preocupação com disputas internas ou formação de chapas. Questionado sobre a pressão envolvendo partidos mais fortes e eventuais resistências internas, ele afirmou que o momento de decidir virá de acordo com o calendário eleitoral:
"Assim, eu nunca fui candidato, eu não sei o que seria, quem está falando isso... A questão de chapa, a questão dessas discussões... Hoje eu estou filiado no União Brasil, é o meu partido. Tem convites do Republicanos, do Podemos, tem convites do PRD, e essa discussão tem que acontecer no momento certo, de acordo com o calendário eleitoral”.
Porto destacou que qualquer decisão será tomada dentro do prazo legal, após sentar à mesa com o partido para discutir e escolher a melhor alternativa, o que só deve ocorrer em 2026.