ELEIÇÃO 2026

Abilio reage a possível aliança do PL com MDB e critica Janaina Riva: "Covardes e omissos"

· 2 min de leitura
Abilio reage a possível aliança do PL com MDB e critica Janaina Riva: "Covardes e omissos"

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), iniciou uma ofensiva contra a possibilidade de o Partido Liberal firmar aliança com o MDB, presidido pela deputada estadual Janaina Riva, pré-candidata ao Senado. A articulação é defendida pelo senador Wellington Fagundes (PL), pré-candidato ao Governo e sogro de Janaina, mas encontra resistência dentro da sigla.

Durante o protesto “Reaja Brasil”, Abilio criticou a aproximação entre os partidos, sem citar nomes, e afirmou que não apoiará a candidatura de uma senadora pelo MDB. “Agora quer ter uma senadora do MDB aqui, com o meu voto não vai não”, declarou, em tom inflamado na Praça do Choppão. O prefeito ainda acusou adversários de covardia e omissão na política, ironizando a postura de Janaina em pautas da direita.

Mais tarde, em postagem no Instagram, Abilio reforçou a rejeição ao MDB, associando a legenda a políticos como Emanuel Pinheiro, ex-prefeito de Cuiabá, e seu filho Emanuelzinho, além de listar derrotas recentes do partido em eleições municipais e nacionais. “Em 2026? Querem que o PL-MT apoie o MDB? Da minha parte, não será assim”, escreveu.

Em resposta, Janaina Riva optou por não entrar em confronto direto. Em vídeo publicado nas redes sociais, afirmou que prefere concentrar o debate em temas sociais relevantes, como a qualidade do atendimento às gestantes em maternidades. “Nós não devemos brigar por poder, mas por propostas”, destacou, citando a lei do Parto Adequado, de sua autoria, que garante às mães o direito de escolher entre parto normal ou cesárea.

"Eu quero, nesse vídeo, fazer uma resposta ao prefeito Abilio Grunini, que é prefeito de Cuiabá. Na verdade, eu fiz isso só para chamar a sua atenção. O debate eleitoral tem que ficar para o ano eleitoral e o período eleitoral, o qual é determinado pela nossa legislação eleitoral brasileira. Mas, para esse ano, nós temos grandes faltas que precisam ser tratadas", declarou a parlamentar.

A possível aliança entre PL e MDB segue em discussão. O presidente estadual do PL, Ananias Filho, afirmou que não há veto à composição, mas ressaltou que o tema ainda será amplamente debatido com lideranças do partido.

0:00
/2:49